Apresentação

Mais de
20 Prêmios nacionais por sua atuação na área social

Apresentação

O Instituto Kairós é uma Associação da Sociedade Civil Sem Fins Lucrativos, que tem por missão a geração e a transferência de Tecnologias Sociais orientadas ao desenvolvimento humano e territorial e às múltiplas formas de valorização e proteção da vida. 

Seu propósito, de um mundo socialmente justo, culturalmente diverso e ambientalmente equilibrado, é o que inspira há 15 anos a consolidação exitosa de iniciativas de apoio ao desenvolvimento local em diversas regiões com a geração de soluções socioambientais, culturais, educativas e inclusivas, em sinergia às comunidades e às realidades socioeconômicas vinculadas.

Sediado em São Sebastião das Águas Claras, Nova Lima, Minas Gerais, o Instituto Kairós foi fundado em 2002, em resposta ao rompimento da barragem de rejeitos de minério de ferro da Mineração Rio Verde, que ocorreu em 22 de junho de 2001. Dos diversos impactos gerados, houve cinco óbitos, a interdição por mais de 10 meses da estrada que liga a BR 040 ao Distrito, e dezenas de hectares de mata atlântica suprimidas por 600.000 m3 de rejeito, que afetou drasticamente a flora e a fauna da microbacia do Ribeirão dos Macacos, contribuindo para novos assoreamentos aos córregos Taquaras e Fechos. 

A partir de tal contexto de fundação, a instituição vem se estruturando pelo diálogo direto com as comunidades com as quais se relaciona, implementando iniciativas estruturantes e contínuas de fortalecimento e execução de políticas públicas, de formação de redes territoriais, de promoção da autonomia produtiva, do protagonismo social, da valorização dos recursos culturais e da preservação da sociobiodiversidade. 

Sua atuação se dá por núcleos físicos, operacionalizando e gerenciando projetos próprios, e remotamente, em diversos municípios de Minas e fora do Estado, por iniciativas de assessoria, consultoria técnica e transferência de Tecnologias Sociais, na execução direta de Programas Integrados aos diversos territórios vinculados. 

Desde sua fundação, já foram beneficiadas por seus programas, direta e indiretamente, mais de 20.000 pessoas, nas áreas de saúde, educação, geração de renda, cultura e desenvolvimento social, com ações contínuas e permanentes. 

Estabelecida a confiança com as comunidades e com a rede de parceiros que a instituição conquistou ao longo de sua história, seus programas se desdobram hoje por meio de cooperações intersetoriais, realizadas com centros de pesquisa e tecnologia, de gestão e ações estratégicas, na esfera pública e empresarial e por uma rede de relacionamentos com capacidades múltiplas, motivadas pelas inúmeras realidades encontradas em Minas e no país. 

Recebeu por sua atuação ao longo dos anos, mais de vinte prêmios nacionais, gerando resultados efetivos que integram hoje um Banco de Tecnologias Sociais, que potencialmente passam desde 2008 a serem disponibilizadas para localidades e regiões socioeconômicas diversificadas.



logomarcas-2017

Obra criada por Arte&Moderna Instituto Kairós 2011 - Todos os Direitos Reservados

Clique para fechar.