Nossa História

Trocas simbólicas e a experiência do aprendizado prático

Nossa História

O Instituto Kairós foi fundado em 2002 e em 2004 implantou o Centro Kairós, no Distrito de São Sebastião das Águas Claras na comunidade de Macacos, Nova Lima, MG. 

Sua definição de caminhos brotou da possibilidade de transformar o tempo pela ação protagonista e multiatoral de uma comunidade de pouco mais de dois mil habitantes. 

A inspiração foi criar um espaço onde cultura e ambiente interagissem num jogo contínuo de criação e recriação de relações de identidade, onde as trocas simbólicas e a experiência do aprendizado prático fossem as principais matrizes das ações desenvolvidas.Essa forma de organização apontou para a promoção de encontros múltiplos de gerações e habilidades inatas e adquiridas pela comunidade através do tempo.

No Centro Kairós são promovidos cursos, oficinas, treinamentos e uma rede de ações ligadas ao desenvolvimento social da comunidade, ampliando as possibilidades de renda e de trabalho, e as relações de identidade com a cultura local.

Incentivando os moradores a desenvolver um diálogo transversal com o seu ambiente, buscou-se desde o princípio a interligação entre o conhecimento popular e as práticas locais de produção.A implantação do Centro Kairós iniciou-se pelos saberes dos mestres de ofícios da região, como oleiros, bambuzeiros e artesãos, que compartilharam seus conhecimentos para a construção coletiva do espaço.

As práticas tradicionais das raizeiras e benzedeiras contribuíram para a formação da farmácia viva comunitária, reconhecida hoje como parte oficial do programa municipal de saúde. Sua revalidação científica tem garantido a segurança da produção dos medicamentos naturais e fortalecido na região uma rede informal de conhecimentos tradicionais à respeito das plantas medicinais e da biodiversidade local.

As crianças e jovens aprendendo cantigas, parlendas, cirandas, casos, lendas e mitos trazidos pelos contadores de casos e de prosas da comunidade, em momentos de rodas coletivas, nas oficinas, na escola, na igreja, nos quintais, na rua e em outros espaços de convívio comunitário.

As bordadeiras tecendo suas histórias e memórias em roupas, colchas, panos e painéis, que, customizados, ganham contexto e significância na identidade do artesanato local. Produção que favorece a geração de renda para um grupo de mulheres artesãs e ao mesmo tempo valida o contexto turístico, econômico e cultural da região.

As festas e os rituais sendo novamente incorporados à prática cotidiana comunitária - o cinema, as rodas, a religiosidade, a alegria e o prazer de estar vivo na reconstrução de um espaço de uso coletivo que favorece o encontro e o diálogo multicultural.

Tudo isso sendo tecido por fios de histórias bordados e rebordados em pontos, contos e encontros, pela formação de uma teia viva onde as crianças, os pais e os avós da comunidade, fortalecidos e religados afetivamente pelo tempo de suas experiências, busquem caminhos para seu desenvolvimento comunitário.

O Instituto Kairós se formou desse modo. Na condição de aprender fazendo. Na perspectiva da prática criativa constante, onde os saberes da comunidade foram delicadamente revelando a riqueza de seus ritos, de sua memória e tradição, mas também apontando a necessidade de seu diálogo com as práticas contemporâneas capazes de re-significar o tempo e a ação cultural presente.

Em seus primeiros anos de existência, voltou-se prioritariamente ao desenvolvimento da comunidade de são Sebastião das Águas Claras executando projetos pilotos e vinculando o resultado de suas ações às demandas sociais emergentes na região. Depois de aprimorar a sistematização de suas práticas como tecnologias sociais, o Instituto Kairós consolida sua capacidade de atuação, sendo hoje reconhecido com mais de vinte prêmios nacionais, gerando resultados que potencialmente passam desde 2008 a serem também multiplicados em outras localidades.

A partir da rede social estabelecida na confiança da comunidade e dos parceiros que a instituição conquistou ao longo de sua história, seus programas tem hoje se desdobrado por meio de cooperações intersetoriais, realizadas com centros de pesquisa e tecnologia, de gestão e ações estratégicas, na esfera pública e empresarial e por uma rede de relacionamentos com capacidades múltiplas, motivadas pelas inúmeras realidades encontradas em Minas e no país. 











































logomarcas-2017

Obra criada por Arte&Moderna Instituto Kairós 2011 - Todos os Direitos Reservados

Clique para fechar.