12º Festival Internacional de Curtas e Cultura Digital, Macacos, Nova Lima
O Clube Cultura Kairós realizou em sua sala de cinema o circuito alternativo do 12º Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte, que preparou uma programação especial para itinerar pelo Estado de Minas Gerais em 2011. O Festival Internacional de Curtas de BH é uma realização do Ministério da Cultura, Fundação Clóvis Salgado / Governo do Estado de Minas Gerais. Os programas incluíram filmes brasileiros e internacionais, para públicos de todas as idades. Eles foram selecionados dentre mais de 2000 curtas recebidos, de 79 países. As exibições foram gratuitas e abertas ao grande público.
Ação Pratique Gentileza / Inclusão Social com as Escolas de Nova Lima
Em parceria com o Projeto Pratique Gentileza, da Rádio Itatiaia, com o patrocínio da FIAT e Unimed BH, foi realizada durante os meses de agosto e setembro de 2011 a Ação Inclusão Social do Projeto. Essa ação contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Nova Lima que identificou 6 escolas públicas do município para participação da mostra de curtas e das oficinas de expressão digital.
O objetivo das Oficinas foi exercitar o olhar e a expressão dos adolescentes participantes sobre a temática da diversidade cultural, fortalecendo seu protagonismo e sua identidade social. Através da experimentação das tecnologias digitais, o aprendizado contemplou noções básicas de captação de imagem, princípios da fotografia e noções de produção de vídeo e movimento.
Nas oficinas os alunos assistiram à mostra de curtas e a partir do roteiro de um dos curtas brasileiros: “Os Anjos do Meio da Praça”, de Alê Camargo e Camila Carrossine, foi proposta a seguinte questão: Se vocês fossem os anjos e tivessem o poder de melhorar o local onde vivem, o que vocês fariam?
As crianças então falaram de seus bairros, de onde vieram, relataram os pontos positivos e as situações que eles gostariam de transformar. Em seguida em uma atividade de desenho e expressão gráfica representaram estes desejos em caixinhas iluminadas e as temáticas levantadas por eles viraram roteiros de filmes criados a partir da linguagem do “ stop motion”. Além da temática, do roteiro e do nome do filme, também experimentam uma atividade de produção da trilha sonora e dos registros digitais. Como resultado final, todas as etapas das oficinas foram registradas em vídeo, que reunirá a produção dos adolescentes ao longo das atividades, e será disponibilizado às escolas participantes para desdobramentos em sala de aula.