Notícias

Participação do Instituto Kairós no Fórum Municipal Lixo e Cidadania

Na noite do dia 30 de agosto, a Prefeitura Municipal de Nova Lima, empresas, organizações não-governamentais e sociedade civil se reuniram para o lançamento do Fórum Municipal Lixo e Cidadania. O objetivo foi instituir este importante espaço de discussão e deliberação no município. O evento teve início com a apresentação da Associação de Catadores de Papel e Materiais Recicláveis de Nova Lima (Ascap) seguido de palestras com os temas: “Política Nacional e Estadual de Resíduos” e “A importância dos Fóruns Lixo e Cidadania”. O evento contou também com a participação de diversas autoridades, incluindo o Prefeito de Nova Lima, Carlinhos Rodrigues e a Secretária de Meio Ambiente, Cátia Romilde Gusso.

As diversas instituições participantes do Fórum foram certificadas por essa participação e muitas delas expuseram os trabalhos que desenvolvem de interface na área. O Instituto Kairós apresentou em um estande as diversas etapas do projeto Farmácia Viva, além de realizar a distribuição de mudas de plantas medicinais ao longo do evento, sendo algumas delas destinadas à criação de uma horta medicinal na Secretaria de Ação Social, onde ocorreu o encontro.

A partir da instituição oficial do Fórum Municipal Lixo e Cidadania de Nova Lima será possível potencializar e qualificar as atividades de coleta seletiva de lixo seco e orgânico no município. Com o Fórum, Nova Lima trabalha para alcançar as metas do Plano Nacional de Resíduos Sólidos – Lei 12.305/2010 em que todos os municípios brasileiros deverão se estruturar para reciclar e destinar aos aterros sanitários somente os rejeitos não recicláveis.

A expectativa do Instituto Kairós é poder contribuir com a redução de lixo orgânico no município a partir de sua unidade participativa de produção de composto orgânico. Esta unidade faz parte do Arranjo Produtivo Farmácia Viva, que visa a produção de fitoterápicos para serem distribuídos no SUS pelas Unidades Básicas de Saúde.

Voltar



Obra criada por Arte&Moderna Instituto Kairós 2011 - Todos os Direitos Reservados

Clique para fechar.