Notícias

Escola Viva na Rede

Este ano, o Projeto Rede Escola Viva amplia seus horizontes e cria a Ação Escola Viva na Rede, que vai levar parte das tecnologias socioeducativas desenvolvidas para outras escolas da rede municipal de ensino de Nova Lima. Oficinas de cultura afrodescendente, música, ludicidade e percussão serão desenvolvidas na Escola Municipal Dulce Santos Jones. Além disso, o Kairós receberá semanalmente a Escola Municipal César Rodrigues para atividades de sensibilização artística e cultural em diversas linguagens como cinema, literatura, música e ludicidade. Desse modo, o projeto amplia a capacidade de atendimento de 240 para 540 crianças e adolescentes por ano.

A Ação Escola Viva na Rede nasceu de algumas experiências do Kairós junto a outras escolas do município, como a oficina de educação musical oferecida para 45 educadores da rede em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, que aconteceu no Fórum Municipal de Educação Infantil em 2011. “A formação de multiplicadores é de fundamental importância para a disseminação dessas práticas pedagógicas”, completa Ana Lúcia Braga, coordenadora psicopedagógica do projeto.


Projeto Rede Escola Viva

Oficinas de música, artes, teatro, cultura afrodescendente, práticas ambientais, circo, esportes e cultura digital são algumas das atividades que o projeto proporciona, além de reforço escolar e acompanhamento do para-casa.

Por meio de atividades lúdicas as crianças e adolescentes são instigados à construção de sua autonomia e de seu desenvolvimento integral, pelo fortalecimento de vínculos comuntários e da valorização dos saberes locais.

As famílias também são estimuladas a se envolver no projeto através de atividades de socialização, de apoio psicopedagógico, de geração de renda e de ações culturais.Reuniões e encontros periódicos do projeto com a equipe da escola municipal contribuem para a consolidação de um processo pedagógico participativo.

Integrado ao cotidiano da comunidade, o projeto realiza ainda intervenções urbanas, apresentações musicais em espaços públicos externos e ações de intercâmbio.

Saiba mais: Projeto Rede Escola Viva


Voltar



Obra criada por Arte&Moderna Instituto Kairós 2011 - Todos os Direitos Reservados

Clique para fechar.