Notícias

Vez e Voz dos Jovens da Comunidade

Desde que foi fundado, o Centro Kairós é frequentado por inúmeras crianças, adolescentes, idosos e adultos da comunidade de Macacos, nas oficinas, eventos, iniciativas produtivas e de formação. Os jovens sempre participaram das ações de esportes na quadra, mas tinham pouca interação nas atividades regulares desenvolvidas até o ano de 2008. Agora, protagonistas de um movimento maior, expressam suas ideias de várias formas diferentes.

Em 2009, os jovens que um dia frequentaram o Projeto Rede Escola Viva, tornaram-se adolescentes e demandaram outros espaços para o seu desenvolvimento. Desde então, foram realizadas inúmeras iniciativas visando sua formação sociocultural e produtiva: oficinas de vídeo, fotografia, cinema, música, rádio, serigrafia, artesanato, confecção de instrumentos musicais, comunicação comunitária e expressão gráfica foram algumas oportunidades oferecidas ao longo dos últimos três anos para mais de 50 jovens e adolescentes da localidade.

Em 2011, colhendo frutos desse trabalho, o Grupo Comunica Jovem se consolidou como protagonista frente à rede de informação e comunicação local, produzindo e difundindo conteúdos de importância para a comunidade, expressando sua identidade e visão de mundo.

Oficinas de Grafite e Expressão Gráfica

Reunindo-se semanalmente no Kairós, o Grupo comunica jovem passou também a discutir necessidades como “Agentes de Cultura na comunidade”. Cinco desses jovens, mais engajados, tornaram-se bolsistas e identificando a necessidade de um espaço físico para realizar suas atividades, ocuparam uma sala de madeira, localizada no Centro Kairós. Com objetivo de personalizar o espaço, sugeriram uma oficina de grafite, onde eles aprenderiam técnicas para transformar o local escolhido em um ponto de encontro que refletisse as ideias e as expressões artísticas do grupo.

As oficinas duraram três meses, e foram frequentadas por uma média de 12 jovens, que aprenderam a utilizar pinturas, desenhos e grafites para modificar de maneira positiva o ambiente. Este ano, a oficina de grafite toma novos rumos com a consolidação do espaço e com a abertura de novas oportunidades de geração de renda para os participantes. 



Oficinas de Rádio

O Instituto Kairós sediou as oficinas de rádio do Projeto Rádio Griô, coordenado pelo Ponto de Cultura Guaimbê, de Pirenópolis, que conta com a integração em rede de 11 pontos de cultura ligados à Ação Griô dos estados de Goiás, Minas Gerais e Distrito Federal. O objetivo do Projeto é criar ferramentas educativas que ajudem na transmissão dos saberes dos mestres de tradição oral, junto às comunidades que eles representam. Nessa etapa do projeto, 25 alunos do Projeto Rede Escola Viva e integrantes do Grupo Comunica Jovem foram iniciados como multiplicadores de saberes, e aprenderam a usar ferramentas digitais para criação de peças gráficas e programas de uma rádio.Em março desse ano, os jovens formados no 1º módulo receberam bolsas do projeto para uma oficina de aperfeiçoamento, que, desta vez, aconteceu em Pirenópolis.

Atualmente, o Grupo Comunica Jovem está empenhado na criação de uma rádio livre e participam da produção de seus primeiros programas. 



Criação do Programa “TV MACACOS”

Como um grupo de jovens aproveitou o aprendizado das oficinas de vídeo do Kairós para iniciar ações de fortalecimento da rede de comunicação comunitária local

Quando 15 jovens da localidade de Macacos começaram a frequentar as oficinas de vídeo do Instituto Kairós em 2011, não se imaginava que isso tomaria uma dimensão tão significativa. Até que, no encerramento das atividades do ano, foi ao ar o primeiro episódio da “TV Macacos”, concebido, produzido e editado pelos próprios jovens e adolescentes que participaram das oficinas mediadas pelo arte educador Guto Borges.

Durante nove meses, os participantes puderam exercitar a capacidade de registro digital em formatos audiovisuais, fotográficos, textuais, entre outros. Foi um aprendizado de como lidar com a tecnologia de forma prazerosa e interativa, descobrindo novas formas de expressão por meio das ferramentas digitais contempladas nas oficinas. A ação foi viabilizada em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Nova Lima e com recursos do Prêmio Cultura Digital, concedido pelo Ministério da Cultura ao Instituto Kairós no ano de 2010.

As oficinas, que acontecem todas as sextas-feiras à tarde no Centro Kairós, além do aprendizado da técnica e da produção audiovisual, favorecem o olhar crítico e criativo dos participantes sobre sua realidade social.

Deste modo, o grupo se mobilizou para produzir o primeiro programa da “TV Macacos”, definindo tanto o conteúdo quanto a gravação e edição das imagens. No primeiro episódio produzido, eles exploraram a cultura musical da comunidade, abordando os diferentes estilos musicais apreciados; falaram de diversidade cultural colocando em foco uma grande variedade de opiniões das mais diferentes pessoas e idades; mostraram a importância da música como meio de integração e forma de expressão, quebrando barreiras e preconceitos e estreitando o relacionamento entre as gerações. Para 2012, o grupo Comunica Jovem, que conta com novos integrantes, já está preparando outras edições do programa “TV Macacos”, que serão exibidas no cine Kairós e disponibilizadas também na internet. O grupo está criando um blog onde serão postados os vídeos e outros materiais produzidos por seus integrantes.

“Eu aprendi a filmar e achei bem interessante, porque falamos sobre outros assuntos ligados aos jovens em Macacos. Eu espero que agora a comunidade me veja assim, uma pessoa mais comprometida, porque independentemente do tipo de música, todo mundo tenta se expressar de algum jeito, e isso é o que vale”. Sávio Carlos, 16 anos

“Foi uma oportunidade importante, ainda mais por ser o primeiro episódio da TV Macacos. Abrimos portas, e agora é dar continuidade. Muita gente me vê como baderneiro, zoador, mas por outro lado, o mais importante, é que eu passo uma mensagem diferente”. Eduardo Justino, 19 anos

Voltar



Obra criada por Arte&Moderna Instituto Kairós 2011 - Todos os Direitos Reservados

Clique para fechar.