Notícias

Produção do CD Currupio: um encontro de gerações

Quem não se lembra de uma parlenda da infância? Ou de versos que aprendeu em rodas e brincadeiras de quintal? O CD “Currupio”, lançado pelo Instituto Kairós em 2011, foi resultado de um encontro de gerações com crianças e cantadeiras da comunidade de Macacos recriando a musicalidade e a memória oral da localidade.

A gravação do CD foi fruto das “Rodas das Idades”, encontros semanais de convívio, promovidos desde 2006 pelo Kairós entre as crianças, adolescentes e mestres de tradição oral, integrantes do grupo da terceira idade. Esses encontros têm garantido, há cinco anos, a renovação da rede de cultura oral e dos saberes locais, pela transmissão das receitas, das músicas, das histórias locais, dos ofícios e das brincadeiras de infância. No repertório, estão cantigas e parlendas ensinadas pelas cantadeiras às crianças, com adaptações de músicas de domínio popular e de músicas próprias criadas pelo Grupo Musical Kairós com inspiração no universo de tradição oral.



Por sua pedagogia que valoriza o diálogo entre as gerações, o Instituto Kairós foi selecionado pelo Ministério da Cultura na Rede Nacional “Ação Griô”. Essa ação reconhece iniciativas no Brasil que fortalecem a cultura de tradição oral nas localidades onde estão inseridas. Recebeu o Prêmio Nacional Talentos da Maturidade em 2007 pelo Banco Real e o Prêmio Nacional Inclusão Cultural da Pessoa Idosa concedido pelo Ministério da Cultura em 2010. Participam dessa ação 140 crianças e 20 mestres dos saberes de cultura oral de Macacos.

“A maioria das cantigas aprendi quando era criança, com mamãe, brincando de roda. A música da Chiquinha aprendi assistindo a um programa de televisão, já adulta. Como achei a música bonita, mas curtinha, resolvi inventar os outros versos. Acho importante ensinar aos mais jovens, porque se não tiver alguém para ensinar, as coisas passam junto com a gente”. Dona Maria de Chica, sobre sua participação no CD.

O CD musical contou, em sua criação, com a direção musical de Bruno Pimenta, com arranjos de percussão dos músicos Paulo Santos e Tunico Villani, além do envolvimento de toda a equipe Kairós, das crianças, adolescentes e grupo de mestres de tradição oral. Foi um trabalho de registro que refletiu a sintonia do Kairós com a comunidade e a expressão legítima da cultura local e pode ser encontrado na Loja Kairós. O recurso originado da venda é revertido para o próprio projeto em benefício às crianças e aos idosos, em atividades de intercâmbios, passeios e ações culturais. A loja fica na R. Dona Maria da Glória, nº 180 – Macacos.

Voltar



Obra criada por Arte&Moderna Instituto Kairós 2011 - Todos os Direitos Reservados

Clique para fechar.