Notícias

Clube Cultura reabre as portas com muitas novidades

O Clube Cultura abre suas portas em 2012 com mais uma novidade: um café, que foi adaptado com recursos do Prêmio Economia Viva do Ministério da Cultura, recebido pelo Instituto Kairós em 2011. O objetivo é contribuir para a sustentabilidade financeira da instituição e fomentar projetos voltados à geração de renda e desenvolvimento da cultura local. Além dos recursos do Prêmio, o Café contou com o patrocínio das empresas Terra Tile e Iluminar na adaptação do espaço, e com a parceria do Café Barão, que recentemente reformulou a sua marca e sua linha de cafés.

Durante o dia funciona como empório onde são comercializados os produtos alimentícios feitos nas unidades produtivas vinculadas à instituição, como biscoitos, pães, conservas, geleias e outros, juntamente com o artesanato.



À noite e nos finais de semana, o local é transformado em um café cultural, com espaço para eventos, onde as pessoas também podem consumir os produtos e participar de atividades artísticas e culturais gratuitas e integradas ao espaço público.

Mensalmente, ocorre o Projeto Quinta Cultural, realizado em parceria com a Secretaria de Cultura de Nova Lima e com a Secretaria Estadual de Cultura de Minas Gerais, promovendo diversas apresentações gratuitas e abertas ao público, como shows, festas, exposições, rodas de cantigas e histórias. No ano passado, o evento trouxe para Macacos grupos de jazz, MPB, chorinho, forró, samba de raiz e música pop, que levaram cultura e lazer para toda a comunidade.

O Clube Cultura conta com uma sala de cinema da Rede Nacional Cine Mais Cultura, do Ministério da Cultura, com capacidade para 60 pessoas, na qual são realizadas sessões abertas e gratuitas semanais. Possui também uma Biblioteca Ponto de Leitura, inaugurada em 2010, a partir da premiação recebida no 1º Concurso Ponto de Leitura, também em ações de rede do MINC. A biblioteca disponibiliza mais de 3.000 exemplares, entre livros, revistas e periódicos que estão disponíveis para consultas e empréstimos gratuitos, além de acesso à internet para pesquisas. É um acervo que atende às necessidades de informação, cultura, pesquisa, apoio escolar e lazer da comunidade.



“Acho um espaço importante para a comunidade pois não temos muitas opções de lazer em Macacos. Sou educadora e levo meus alunos lá para atividades de cinema e biblioteca. Como nem sempre temos tempo de ir à BH, aproveitamos muito o Clube Cultura Kairós”. Regina Grigório, educadora e moradora de Macacos.

Voltar



Obra criada por Arte&Moderna Instituto Kairós 2011 - Todos os Direitos Reservados

Clique para fechar.