Tecnologias Sociais

Desenvolver, registrar e sistematizar suas metodologias de intervenção social em diversas áreas

Tecnologias Sociais

Depois de oito anos sistematizando os métodos e processos utilizados em seus projetos e programas, o Instituto Kairós consolida sua capacidade de transformação social, sendo hoje reconhecido com mais de dez prêmios nacionais, gerando resultados que integram um banco de tecnologias sociais que potencialmente passam desde 2008 também a serem reaplicadas em outras localidades.

A Rede de Tecnologias Sociais (RTS) define que, “Tecnologias Sociais são produtos, técnicas ou metodologias reaplicáveis e inovadoras, desenvolvidas na interação com a comunidade e que representem efetivas soluções de transformação social ” às diversas realidades aonde elas se aplicam".

Sintonizados com esse conceito, desde 2007 promovemos a sistematização de nossos métodos, produtos e processos para a geração de tecnologias sociais orientadas ao desenvolvimento integrado do território e às áreas de políticas públicas, tais como: educação, cultura, meio ambiente, habitação, saúde, comunicação, geração de renda e outras de interface. Nosso foco é gerar conhecimento e soluções a partir da interação da realidade com os diversos saberes: populares, práticos, intuitivos, acadêmicos, técnicos e científicos, disponibilizando seus resultados e sua transferência para diferentes realidades.

Para isso utilizamos ferramentas de TI para o registro das informações, sistemas de avaliação e monitoramento de resultados que são medidos por indicadores prévios, construção de pedagogias sociais, pesquisa e aprimoramento de metodologias pelo diálogo constante com a comunidade, com representantes do poder público, redes de parcerias técnicas e centros de pesquisas.

Conheça outras iniciativas de Tecnologias Sociais realizadas no país:

Banco de Tecnologias Sociais da Fundação Banco do Brasil

O Banco de Tecnologias Sociais é um banco de dados que contempla informações sobre as tecnologias sociais certificadas no âmbito do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social desde a primeira edição do prêmio em 2001 e que continuam sendo aplicadas.

Rede de Tecnologias Sociais

A RTS reúne, organiza, articula e integra um conjunto de instituições com o propósito de contribuir para a promoção do desenvolvimento sustentável mediante a difusão e a reaplicação em escala de Tecnologias Sociais.

Instituto de Tecnologias Sociais

O ITS Brasil tem como principal missão: “Promover a geração, o desenvolvimento e o aproveitamento de tecnologias voltadas para o interesse social e reunir as condições de mobilização do conhecimento, a fim de que se atendam as demandas da população”.



Logomarcas 2014

Obra criada por Arte&Moderna Instituto Kairós 2011 - Todos os Direitos Reservados

Clique para fechar.