Núcleo Ambiental Socioprodutivo


Sistemas produtivos integrados à natureza favorecendo o desenvolvimento da comunidade

Núcleo Ambiental Socioprodutivo


Em parceria com a Vale, com o apoio do Fundo Socioambiental da Caixa e por meio do Prêmio FINEP de Tecnologia Social / Farmácia Viva, o Instituto Kairós implantou em 2015 um núcleo ambiental e socioprodutivo na localidade de Macacos, Nova Lima, MG.

Em uma área de 130.000 m2 cedida em comodato pela Vale para realização de atividades socioambientais junto à comunidade, o espaço foi construído e adaptado, e hoje, realiza a formação produtiva, a geração de renda e a incubação de pequenos empreendimentos da localidade de Macacos e região.

O núcleo conta com cerca de 2.500m2 de áreas cultivadas, com hortas de espécies medicinais destinadas à produção de chás e fitoterápicos, produção de hortaliças e leguminosas em sistemas agroflorestais e consórcios diversificados, viveiro de mudas, estação de produção de adubo composto agroecológico, estação de secagem de plantas, áreas apícolas implantadas, ateliê de artesanato e marcenaria.

As tecnologias desenvolvidas e os espaços estruturados estão permitindo a geração de produtos de excelente qualidade e com grande aderência ao mercado. A partir de Outubro de 2016, com a consolidação da infra estrutura dos núcleos produtivos, o espaço está sendo disponibilizado e destinado a grupos e pequenos produtores locais que queiram empreender e gerar renda com um negócio próprio. Além da estrutura física, a Incubadora Social Kairós realiza cursos de capacitação e mentoriais técnicas aos grupos e produtores da região. Formação em empreendedorismo e autogestão, além de capacitações produtivas nas mais diversas áreas: culinária, sistemas agroecológicos e agroflorestais, apicultura, artesanato, produção de mudas, plantas medicinais, adubo composto agroecológico, beneficiamento, secagem de ervas e outras.
















logomarcas-2017

Obra criada por Arte&Moderna Instituto Kairós 2011 - Todos os Direitos Reservados

Clique para fechar.